data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (João Alves / Prefeitura de Santa Maria)
Fiscalização integrada atuou em diferentes regiões de Santa maria para verificar denúncias que chegaram ao Ciosp
Pelo menos oito aglomerações foram dispersadas entre a noite de quinta-feira e a madrugada de domingo em Santa Maria. O trabalho foi realizado pelas equipes da Fiscalização Integrada Municipal. Todos os casos foram relatados em denúncias ao telefone 153 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Agentes da Guarda Municipal, Setor de posturas, Vigilância Municipal de Saúde e Brigada Militar (BM) percorreram diversas regiões da cidade.
Na madrugada de domingo, os agentes encerraram uma festa clandestina com cerca de 400 pessoas na localidade de Passo do Arenal, na BR-392, região sul da cidade. Já na madrugada de sábado, outra festa foi registrada em uma chácara no Bairro João Diácono Luiz Pozzobom. No local, de acordo com a prefeitura, havia mais de 150 pessoas. Todos foram dispersados e o dono da propriedade foi notificado.
Santa Maria confirma mais uma morte por Covid-19, e total chega a 158
Casos de aglomerações com pessoas sem máscara de proteção e consumindo bebida alcoólica em via pública e no entorno de estabelecimentos comerciais também foram registrados na quinta-feira e sábado no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Todos foram dispersados. O dono de um estabelecimento no Bairro Medianeira também foi autuado por permitir aglomeração no local. Outros casos também foram registrados nos bairros Patronato, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Centro.
Segundo a Guarda Municipal, o desrespeito aos decretos municipais e estaduais em meio à pandemia são minoria por parte dos estabelecimentos comerciais da cidade e as maiores mobilizações seguem sendo de festas clandestinas e de pessoas bebendo em via pública.
VÍDEO: número de homicídios cai, e índice de casos elucidados se mantém elevado
PATRULHA DA MÁSCARA
Se durante a noite as ações de fiscalização estão concentradas na verificação de denúncias de aglomerações, durante o dia o esforço se dá no sentido de orientar a população sobre a necessidade do uso da máscara de proteção, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Segundo a prefeitura, há muitos registros de pessoas que não usam o item.
Por isso, integrantes da Patrulha da Máscara seguem orientando à população e oferecendo o protetor com o objetivo de evitar a contaminação do coronavírus. Durante o final de semana, as blitze educativas foram realizadas no Calçadão Salvador Isaia e arredores no Bairro Centro, nas praças do Mallet e no Oreco e Parque Itaimbé, além de avenidas no Bairro Camobi.
FIQUE POR DENTRO
Comércio de itens não essenciais
- Lojas de rua poderão funcionar entre 9h e 19h, inclusive nos domingos. Já os shoppings, das 11h às 21h
- Deverão ser atendidos protocolos sanitários, como ventilação cruzada e respeito ao teto de ocupação
Restaurantes, bares, lancherias e trailers
- Somente poderão funcionar das 8h às 22h para ingresso dos clientes para consumo no local
- Para conclusão dos atendimentos e do consumo no interior do estabelecimento, o funcionamento deverá se dar até as 23h
- Limite máximo de ocupação de até quatro pessoas por mesa, com distanciamento de dois metros entre as mesas, tanto nos espaços internos quanto externos do local
Dois anos depois, bloqueio impacta vizinhança da Rua Sete
Lojas de conveniência
- Fica proibido o consumo local em lojas de conveniência, seja na parte interna ou externa, das 20h às 6h e, nos sábados e domingos, das 14h às 6h
Distribuidoras de bebidas
- Podem funcionar somente no sistema pegue e leve e delivery, sem mesas ou demais espaços para consumo local e com horário até 23h
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria